segunda-feira, abril 16, 2007

SÓ PARA SUBLINHAR A EXTRAORDINÁRIA VERDADE DO POST AQUI EM BAIXO

Eric Cantona. Futebolista e filósofo.E um dos melhores jogadores que vi jogar ao vivo, apenas perdendo para Bergkamp.

5 comentários:

Pipinha disse...

Gosto da música! Besitos!

João Melo disse...

cantona nos seus melhores tempo.no final , o tipo já estava com 1 barriga que já nem se mexia.embora aqui neste video não esteja o seu melhor golo.um que ele marcou ainda ele estava no leeds , o seu primeiro clube em inglaterra .mas o melhor jogador françês da decada de 90 foi Jean Pierre Papin.

Pipinha disse...

E para quem gosta realmente de futebol, nada melhor que este vídeo... http://www.youtube.com/watch?v=YBSVT0FIyS8&eurl=

Daniel disse...

Ora bem: o Cantona é francês (a música fala em «continental grace and style») e o Bergkamp holandês e muito holandês. Talvez o melhor jogador do Chelsea dos últimos anos tenha sido o Zola, um italiano. O ideal seria misturar o pragmatismo guerreiro dos britânicos com um pouco de praia mas isso não se pode fazer. No entanto, as equipas acabam agora por ter jogadores de vários sítios e esse facto muda tudo. O chamado «futebol inglês», ainda assim, existe mesmo, é real e é talvez o melhor do mundo (de acordo). No entanto os melhores jogadores têm outro passaporte e eu acho que sei qual é razão (se calhar não sei mas enfim, é aqui que reside a piada de tudo isto, digo eu).

Abraço, daniel.

Nuno Miguel Guedes disse...

Oh Daniel, mas eu acho que tens razão. Se vires uma caixa de comentários que anda para aí neste blogue, verás que eu digo que jogadores melhores há muitos e mais. O Scudetto está cheio deles, a Liga Espanhola, etc. Mas o futebol inglês é produto de uma cultura (como todos os futebóis, de resto, que tem a ver com respeito pelo jogo, supporters educados (sabemos bem que os bárbaros estão em minoria; não vamos por aí), atitude vencedora e de equipa, entre outras coisas. A prova? O que seria do nosso Ronaldo noutra Liga ? Sem tudo o que gira à volta do que é esperado de um jogador em Inglaterra ?
A sabedoria inglesa reside em ter o Cantona e o Bergkamp e o Wenger e o Benitez e o Mourinho e fazê-los usar o seu talento de acordo com as regras do jogo na Ilha. E se o Gerrard não é um grande jogador, neste momento e de longe o melhor inglês ? É. E o Owen nos seus tempos, e o Terry em forma, e o Lamparde em forma, e o Aaron Lennon a despertar, e o Joe Cole...Infelizmente juntos não funcionam.Mas essa é outra história. Um abraço!