sábado, abril 28, 2007

O JAZZ, CONTADO ÀS CRIANÇAS E AO POVO

Hoje: o jazz assimilado e domesticado para gáudio das plateias brancas. Red Nichols e a sua banda. Próxima lição: Benny Goodman explica a força da improvisação a partir de How High The Moon - transformada pelo grande Charlie Parker em Ornithology.
MANUAL PRÁTICO PARA RELAÇÕES AFECTIVAS

Os Madness foram responsáveis por grandes letras, sobretudo crónicas de costumes, amores e humores. My Girl é mais do que uma canção: é um tratado, um manual prático para as senhoras compreenderem como somos. E para mim, um hino.

«Why can't she see/she's lovely to me/ but I like to stay in and watch tv/on my own every now and then».

sexta-feira, abril 27, 2007

Ui.Uiui.
«Feitlebaum...»

O extraordinário Spike Jones convida Doodles Weaver - um comediante famoso nos anos 40 e 50 - para comentar uma corrida de cavalinhos e as imagens aberrantes que por lá aparecem. Tudo em directo e ad lib. A vossa especial atenção para os nomes dos cavalos («Assault passing Battery») e a outras partes favoritas:«A lady driver parks her car» e «Senator McCarthy late for work».

Dedicado, obviamente, ao «Rogério Casanova».
DO PESSIMISMO OU ENTÃO NÃO Lembro-me de ouvir dizer a alguém que muito estimo esta desculpa para ser o que sou:«um pessimista é apenas um optimista com experiência». E, provavelmente é verdade. Mas o problema é que, à medida que os anos passam e a Humanidade se torna cada vez mais familiar, a experiência desaparece por falta de vontade. E mais do que certo, por excesso de experiência. Nesta asserção que me fez as delícias de adolescente faltou só a qualificação da experiência: de que vale ser um optimista com experiência se ela for sempre má ? Mais vale o cepticismo e a reserva. Deixemos os iluminados onde eles pertencem: na literatura e na arte, com a única função de nos tentarem convencer que existe outra realidade.
E o mais extraordinário de tudo isto é que quando a terna armadilha chega, caímos todos. Estar apaixonado significa a renúncia temporária do pessimista, um intervalo entre um jogo decisivo. É por isso que o pessimista não resiste a apaixonar-se tantas vezes quantas lhe são possíveis. Sobretudo pela ideia de paixão, tão certa, tão segura e tão privada. Ninguém se chateia e o mundo continua a sua triste rota.

quinta-feira, abril 26, 2007

MAS DE ONDE É QUE ESTA GENTE ME CONHECE?
Alan:I demand only one thing in a relationship: that I remain totally alone.
No episódio de hoje do excelente Boston Legal (canal Fox)
JÁ NADA É SAGRADO (I)

(música: No love lost, Joy Division)



*quer dizer, tem graça mas custa-me a engolir.
A pretexto dos eventos descritos em post abaixo

Os Associates, de Billy Mackenzie e Alan Rankine, foram um dos mais extraordinários fenómenos musicais do inicio da década de 80. Oriundos de uma Escócia fervilhante de talentos - lembremo-nos da Postcard Records, que tinha nomes como Aztec Camera. Joseph K. ou Orange Juice - os Associates reuniam uma atmosfera entre o cabaret e a tristeza pop, servidos magnificamente pela voz dramática de Mackenzie e os gloriosos riffs de teclas de Rankine, que abandonou a banda em 1982. 'O álbum Sulk continua a ser um dos mais importantes da década de oitenta, com uma produção perfeccionista e pouco ortodoxa (conta a lenda que algumas captações de voz de Mckenzie foram feitas na casa de banho).
Com um grave historial de depressão, Mackenzie suicidou-se em 1997, aos 39 anos. Aqui fica o fantástico Party Fears Two. Awake me!

terça-feira, abril 24, 2007

Serviço público: Temos isto

e logo a seguir, sem ter tempo para respirar, isto

o regresso de ZDQ e NMG. Não deveria ser um regresso porque nunca deveriam ter começado. Mas o 25 de Abril permitiu estas coisas.
Epifania num pub perto de si
E de repente, a meio da noite, começar a dizer isto quase de cor

Ignorance

Strange to know nothing, never to be sure
Of what is true or right or real,
But forced to qualify
or so I feel,
Or Well, it does seem so:
Someone must know.

Strange to be ignorant of the way things work:
Their skill at finding what they need,
Their sense of shape, and punctual spread of seed,
And willingness to change;
Yes, it is strange,

Even to wear such knowledge - for our flesh
Surrounds us with its own decisions -
And yet spend all our life on imprecisions,
That when we start to die
Have no idea why.


Philip Larkin

E saber o que quer dizer, saber o que quer dizer.
ALGUÉM DÊ UM BLOG A ESTE HOMEM Num dos comentários sobre um vídeo no YouTube, um cavalheiro escreve:«EVERYBODY, SHUT UP! I'm trying to watch the video.»

segunda-feira, abril 23, 2007

É POR COISAS COMO ESTA QUE ESTE HOMEM É O MELHOR COMEDIANTE DO PLANETA.

A contribuição de Ricky Gervais para o Red Nose Day de 2007, uma iniciativa de solidariedade organizada pela BBC com os comediantes britânicos. Absolutamente fantástico, manipulador, inteligente, destruidor e libertário, como o humor deve ser.Participações especiais de Stephen Merchant, Jamie «The naked Chef» Oliver, Bob Geldof e... bom, o melhor é ver.
«Am I bothered?»

Se mais provas fossem necessárias da atitude e grau de civilização de certas culturas, eis a derradeira. Um sketch, Catherine Tate e um convidado especial.Agora imaginem o convidado homólogo português no Gato Fedorento. Não , pois não ? Pois é.



(cheers, Kat.)
FILHOS DE SINATRA!

E uma canção muito cá de casa. Chamem-me irresponsável.
BALANÇO TRÁGICO Olhando para trás, receio que tenha feito meia dúzia de pessoas felizes.

domingo, abril 22, 2007


Depois da morte misteriosa e prematura de Glenn Miller, o seu melhor compositor e arranjador pegou no legado. Eis Tex Beneke & Glenn Miller Orchestra, no inconfundível In The Mood. Digamos que se o Lux fosse assim ia lá mais vezes.Atentai na coreografia. Correctíssimo.