quarta-feira, setembro 21, 2005

«THE LAND OF LOST CONTENT» Há dias em que nem o azul do céu nos redime; dias em que sabemos os deuses estarem a conspirar contra nós, apenas nós. Hoje, sob a crueldade de uma luz lisboeta, foi um desses dias. E estranhamente, desde há muito tempo, sempre que me sinto assim recito para mim a famosíssima parte XL de A Shropshire Lad, de AE Housman. E é tão grande esse desejo que partilho aqui os versos, sem licença nem respeito por ninguém.

XL
Into my heart an air that kills
From yon far country blows:
What are those blue remembered hills,
What spires, what farms are those?

That is the land of lost content,
I see it shining plain,
The happy highways where I went
And cannot come again.

segunda-feira, setembro 19, 2005

ABAIXO O ÓSCAR, VIVA OS EMMYS
O excelso canal AXN, que melhora de dia para dia, apresentou finalmente a esta pobre nação a alternativa correcta para os Óscares: a gala de atribuição dos Emmys. Para nós, o privilégio de receber em directo esta pérola implica o mesmissimo esforço que dedicamos à estopada oscarizada - ou seja, ficar de palito no olho na madrugada de domingo para segunda. Mas, oh meus amigos!, que diferença! O ritmo é escorreito; as categorias são mais próximas e vibrantes (todos conhecemos uma série ou outra); os apresentadores têm mais graça; os textos têm mais graça.
Este ano, a excelência repetiu-se. Na parte musical, por exemplo: os rapazes criaram um Emmy Idols em que figuras televisivas cantavam a meias com intérpretes reconhecidos os temas musicais de séries clássicas. Um deleite: ver Donald Trump cantar, de jardineiras vestido, "Keep Manhattan, just give me the countryside" (de Green Acres/Viver No Campo) é pepita garantida; ver um dos moços do CSI Las Vegas (não me lembro do nome) cantar a meias com Macy Gray o tema de The Jeffersons também; e, icing on the cake (e esta vai especialmente para ti, cara batukada), ver o grande William Shatner dizer o preâmbulo de Star Trek ("Space.The final frontier.These are the voyages of the starship Enterprise..."), seguida por uma soprano que entoava o áááá-áááá-áááá faz a vigília dominical um piquenique.
Mais ? A apresentação e os sketches de bastidores de Ellen de Generes; a introdução de Conan O'Brien à categoria de Melhor Actriz de Comédia («Every little girl dreams of winning an Emmy.I know.I was one of them»); a felicidade de Felicity Huffman, a mais desesperada das Desperate Housewives ao ganhar (em cima, a divertir-se com a estonteante Marcia Cross e Eva Longoria); a homenagem a Johnny Carson; a intervenção de Jon Stewart...
Enfim, só visto.Os prémios e o resto estão no link acima. Aos que não viram, rezem pela repetição ou pela petição maciça ao AXN.