sexta-feira, maio 16, 2003

VAMOS LÁ FALAR A SÉRIO Continua a discussão sobre a superioridade ou não do futebol inglês e a sua relação com o rugby (tese do Maradona). Por mim, esta discussão prolongar-se-á não aqui, mas em qualquer lado que ofereça uma cervejinha e ambiente condigno. Se houver mais interessados, façam o favor de me escrever.
GUARDA CHE LUNA Os leitores mais atentos já terão reparado que temos nova tradutora: a Luna, que iniciou a sua colaboração com o post anterior. Não é o meu alter ego feminino - nunca iniciaria um blog com um poema em francês, por mais admiração que tenha por alguns poetas da Frogolândia. Mas é outra voz e outra tradução simultânea da realidade. Não subscreverei tudi o que ela escrever, e o inverso também é verdadeiro. Mas nesta casa há regras, e por isso vamos todos dar-nos muito bem. O e-mail é o mesmo: major_scobie@hotmail.com.
( 4:05 AM )

" IVRESSE DE LUNE

Le vin que l'on boit par les yeux
A flots verts de la Lune coule,
Et submerge comme une houle
Les horizons silencieux.

De doux conseils pernicieux
Dans le philtre negent en foule,
Le vin que l'on boit par les yeux
A flots verts de la Lune coule.

Le Poète religieux
De l'étrange absinthe se soûle
Aspirant, jusqu'à ce qu'il roule
Le geste fou, la tête aux cieux,
Le vin que l'on boit par les yeux! "

Albert Giraud

quinta-feira, maio 15, 2003

SINATRA Queria escrever-vos sobre Sinatra, agora que passaram cinco anos sobre o desaparecimento do Mestre. Que eu tenha reparado, na blogoesfera só as Crónicas Matinais da cada vez mais excelente Ana Albergaria fizeram menção ao facto. Mas Sinatra confunde-se tanto com a minha vida que prefiro deixar para amanhã. Por agora, regresso à vidinha com o Frank a cantar "In the wee small hours of the morning - that's the time you miss her most of all".
ATENÇÃO A quem possa interessar: amanhã (sexta-feira, às 03.40), haverá um eclipse total da Lua.
20 ANOS

"And if a double-decker bus
crashes into us
to die by your side
oh the pleasure, the privilege is mine"

"And when you say it's gonna happen now
well, what exactly do you mean ?
See, I've already waited too long
And all my hope is gone"


"I was happy in a haze of a drunken hour
and Heaven knows I'm miserable now"

"Haven't had a dream in a long time
see the luck I've had - could turn a good man
bad
So for once in my life
Let me get what I want
God knows it will be the first time"

A 13 de Maio de 1983 surgiam os The Smiths. Nada foi o mesmo no mundo maravilhoso da música pop.






quarta-feira, maio 14, 2003

RUGBY E FUTEBOL INGLÊS Fico contente por haver tantas opiniões em relação ao futebol inglês. Desta vez, o Zé Diogo Quintela pediu-me que publicasse o seguinte mail, numa espécie de acrescento ao mail do Maradona:

"O Maradona, quando compara o futebol inglês ao rugby, não anda longe da verdade, mas só no sentido em que, tal como os jogadores de rugby, os futebolistas ingleses só ficam no chão quando estão mesmo lesionados. Isso do rugby ser violento é um mito urbano. O rugby é mas é durinho.
Além disso, é técnica e tacticamente mais evoluido do que o futebol - explicando: os jogadores precisam de ter maiores aptidões físicas e um maior conhecimento do jogo para o jogar bem -, é mais "de equipa" do que o futebol e... de momento não me ocorrem assim muito mais coisas, mas estas duas sei eu que são. Desculpem o arrevezado do mail, mas estou a correr ao mesmo tempo que o escrevo e impunha-se este esclarecimento. Abraço. ZDQ"

Acresce dizer que o Zé Diogo foi um aceitável jogador de rugby até que um lamentável acidente o deixou com uma barriguinha bastante desenvolvida. Pronto, e venham mais opiniões!

terça-feira, maio 13, 2003

É O ROSAS, SENHORES Segundo nos conta o excelente Intermitente, a III Convenção do Bloco de Esquerda foi animada pelo slogan "O povo está em luta contra o cherne e a chaputa ! ". Eu repito: o povo está em luta contra o cherne e a chaputa. Rapazes do Gato Fedorento: párem de dar ideias ao Bloco de Esquerda, se fazem favor.
A BLOG IS BORN Uma saudação especial para o aparecimento do Modus Vivendi. Logo nos primeiros posts, a Ana convoca um exército de peso: Wittgenstein, Ovídio, TS Eliot...e um soneto de Shakespeare felizmente sem ser na tradução de Graça Moura. Ana, dois favores: um dia lembra-te de colocar o LXXI - é um dos meus favoritos - e deixa um endereço electrónico para que te possa felicitar «pessoalmente». Viva o Vivendi!

segunda-feira, maio 12, 2003

POST SÓ PARA QUEM GOSTA DE BOLA A propósito de um post (UM POUCO DE BOLA) em que insinuava aos gritos a supremacia do futebol inglês, o excelente Maradona honrou-me com o seguinte mail:

"Não podia discordar mais. O futebol inglês, apesar de mais emotivo que o italiano, sofre de uma irredutivel falta de qualidade técnica, aquilo que importa, no fundo, no fundo. À excepção do Manchester, do Arsenal e de uns pretos das ex-colonias espalhados pelo Liverpool ou pelo Leeds, tudo o resto resume-se a carrinhos, centros para a área e ressaltos no meio campo.
Os ingleses, bem vistas as coisas, nunca cortaram o cordão umbilical entre o rugbi e o futebol. Valorizam a entrega, o trabalho, a simplicidade "de processos".
O futebol do Real Madrid, indiscutivelmente a unica coisa que interessa neste momento, à parte o Henry e as tabelinhas do Bergkamp (o segundo jogador mais inteligente do mundo), é complexo, intrincado, e, mais importante que marcar golo ou ganhar a partida, o que lhes interessa é mesmo manter a bola dentro de campo.
Não sei como justificar o Manchester sem ser com a excepção à regra, mas, de tudo o que de bom veio da Grã Bretanha em matéria de futebol, nenhuma tem a ver com caracteristicas que o Boavista tambem não valorize. O resto, como o Arsenal, é importado!
Quanto ao mais, concordo plenamente: as actuais equipas italianas, caceteiros juventinos á cabeça (o jogo em Barcelona foi um escandalo), deveriam ser martirizadas, a bem do futebol! "

Bom, vamos lá ver: o futebol "britânico" não é coisa bonita - ninguém morre de amores em ver um jogo do campeonato galês ou escocês, onde predomina a estética "aí-vai-disto". Vale pelo entusiasmo e pelo respeito do público ao jogo (sim, haverá sempre hooligans, mas esses até os tem o Real Madrid). O futebol inglês, pelo seu lado, já não é assim. Aprenderam. Têm dinheiro (alguns). Têm educação. Têm tradição. Querem ganhar. Basta pensar no que sofreram as Taças Europeias com o afastamento das equipas inglesas (que eram então bastante menos europeizadas). E quando voltaram , foi o que se viu - há sempre uma até aos quartos-de-final, pelo menos.
O futebol inglês mudou, não só pela importação (só Deus sabe o que me custa ver o Arsenal na mão dos franceses) mas pela compreensão. Têm o melhor dos dois mundos - entusiasmo e, sim, técnica. Claro que há jogos mauzinhos, mas troco qualquer um desses por um jogo com o Boavista. Mas o melhor será mesmo ver a final da FA Cup, já no dia 14 (se não me engano), entre o Arsenal e o Southampton, que a semana passada perdeu 1-6...com o Arsenal. Veja-se a atitude das equipas...e depois falamos.
Quanto ao resto, de acordo. Mas o Bergkamp é ainda o mais inteligente jogador do mundo (e com melhor aspecto). E obrigado, Maradona!


A 13 DE MAIO Amanhã, milhões de crentes portugueses estarão com os olhos postos no Rio de Janeiro: é lá que se espera, a qualquer instante, uma aparição de Fátima.
SE BEM QUE...Quando penso no Fernando Rocha, pergunto a mim próprio se Saddam não teria um bocadinho de razão.
SADDAM, BY NIGHT Quem leu ontem na revista Pública o excelente artigo de Paulo Moura, onde recolhe um depoimento de um iraquiano que esteve nas prisões de Saddam, terá ficado com uma pequena luz sobre as trevas do regime de Hussein. Prisões aleatórias, execuções sumárias por se contarem anedotas, tortura para quem roubou aspirinas... Para não falar dos atletas internacionais iraquianos que tinham como opções ganhar ou ser espancados... É o género de coisas que dá bom nome às Cruzadas.

domingo, maio 11, 2003

PHONE HOME! ...para major_scobie@hotmail.com. How Are You ?