quarta-feira, outubro 13, 2004

O HOMEM HOJE ESTÁ IMPARÁVEL (E UM CHATO DO CAROÇO)No fundo o que todos desejamos é paz. Talvez seja verdade, a filosofia estóica e oriental que diz que a abolição de todos os desejos é o mais perto da perfeição. Talvez. Mas depois, para que vale a pena viver ? A inquietação, seja em que forma vier, é das poucas armas para combater a injustiça de morrer, acredite-se ou não numa vida depois da morte. Ninguém pode estar sossegado se vive, pela simples razão de que se o estiver, não vive. Vinicius dizia: ?O tempo de paz/não faz nem desfaz?. E isto é só uma verdade simples que atravessa toda a condição humana. Na verdade, a Humanidade é um tubarão, que se parar, morre.
"NÃO PRECISO DE MENOS QUE TODOS OS MEUS AMIGOS" E há alturas em que as palavras chegam, sem surpresas, sem avisos. Como se fossem velhos conhecidos que regressam de um país que não queremos saber mas que sempre conhecemos.Assim com os poemas de um grande amigo, da noite e do vento. Não tenho direito a não o partilhar:

Agora,
as arcas do tesouro estão vazias.
Vazia está a nossa vida.
O tempo é apenas isso:
grãos de ouro,
uma espécie de música que não perdura.


in Esta Voz É Quase O Vento, José Agostinho Baptista

Zé,sempre conversaremos em directo do lugar nocturno da amizade.

STILL CRAZY AFTER ALL THESE YEARS Começo a perceber que é bom ser um velho guerreiro da "noite". O primeiro sinal compensatório é que já não compreendo as alegrias dos meus amigos mais novos. Exemplo: vêm-me dizer que há um novo bar em Lisboa, chamado Buda, onde é imprescíndivel estar e que "um gajo como tu ia gostar",etc...Pergunto porquê, e ninguém me sabe responder. Mas dizem-me que a famosa taróloga com nome de abelha é a relações públicas. Mais uma dúvida que não é do meu tempo:qual é o critério de escolha da senhora à porta ? " Olá, boa noite. O seu ascendente é...Capricórnio? Desculpe, mas estamos cheios.Boa noite. Ah, esta noite saiu-lhe a Papisa? Faça favor..." . O mundo ainda é um lugar cheio de mistérios.

segunda-feira, outubro 11, 2004

MAS A FESTA CONTINUA...e por isso mesmo, sugiro que os estimados leitores coloquem uma roupinha lavada e compareçam na inauguração do novo blogue com a mesma gerência: bem vindos ao Ritz.Os cocktails são por conta da casa.
MUITO OBRIGADO Aos amigos da blogosfera que me enviaram os parabéns pelos 40. Eles sabem quem são, e eu também. Quanto a ter chegado a esta data, comprazo-me em pensar no simbolismo bíblico do número.Infelizmente para mim, Cristo resolveu o problema das tentações em apenas 40 dias.