sexta-feira, maio 09, 2003

UM POUCO DE BOLA Defendo com todas as minhas forças que as equipas italianas só deviam ser permitidas até aos quartos de final da Liga dos Campeões. A maçada daquele futebol, cheio de jogadores brilhantes, é extraordinária, como se pôde comprovar no recente AC Milan-Inter de Milão. Entretanto, no berço da civilização, jogavam em Highbury Park o Arsenal (que perdeu o título há uma semana) e Southampton. O resultado foi 6-1, e nem um minuto de repouso de parte a parte. Depois dizem que sou anglófilo por acaso.
UM HOMEM NÃO É DE FERRO Acabo de receber o convite para o lançamento do novo opúsculo de Rita Ferro, o já célebre "És Meu !". A obra será apresentada pelo presidente da Câmara de Lisboa (em que qualidade, ninguém sabe). A boa noticia é que tudo irá acontecer no Navio-Escola Sagres, pelo que existem possibilidades que seja um lançamento do livro ao mar.
A MELHOR CANÇÃO DE TODOS OS TEMPOS DESTA SEMANA Chama-se "Do It With Madonna" e pertence aos australianos Androids. É um pop hardcore, speedado e de refrão contagioso. A letra disseca todas as rainhas da pop do momento (Pink, Christina Aguilera, Britney, Kylie) só para concluir que elas são umas meninas ao pé da Ciccone. "I wanna do it with Madonna, she's all a woman's supposed to be", gritam no refrão. OK, não é Cole Porter, mas vai muito bem com este clima.
ADORO ! Não há dia que passe que não dê uma espreitadela à supina A psicossomática, um dos mais divertidos blogues do burgo. Humor desvairado e atento, Dada e Dodot, um blogue à clé com muitos ódios e amores de estimação que aqui a Tradução partilha. E nota-se que A psicossomática sabe do que fala quando conta as aventuras de Inês e Jorge...Será que já nos conhecemos ? Só para ela, mais uma fatia de Pascoaes: "O homem não suporta sempre a mesma esposa nem o mesmo Deus. É um nómada de origem. Parado, degenera em bicho doméstico ou reumático - aborrecido. Destila negro".
Psicossomática, não morras nunca!

quinta-feira, maio 08, 2003

PEQUENA PEPITA

Olhos que não vêem
o que ver desejam,
- que verão que vejam ?

Lírica Espanhola do Tipo Tradicional (tradução de José Bento)
ASSIM, ABRUPTO Perante alguma polémica sobre a autenticidade do seu autor, estreou-se há pouco na blogoesfera o Abrupto, blogue mantido por José Pacheco Pereira. É um sítio onde a língua e as ideias são bem tratadas e que revelam as paixões literárias do autor (ao que parece um sá-de-mirantino, ou petrarquista militante), que é também um reconhecido bibiliófilo com notável biblioteca. A blogoesfera está cada dia mais interessante. Só espero que o José Magalhães não esteja já com ideias... Linkai-vos ao Abrupto!
OUTRO DIA, OUTRO EURO ...e mais alguns modestos rabiscos terapeuticos entre escritos.

segunda-feira, maio 05, 2003

OBRIGADO OUTRA VEZ, CRUZES O Cruzes Canhoto continua a dedicar alguma atenção a este modesto lugar, o que sinceramente agradeço (haja alguém, caramba!). Desta vez, para além de me apodarem de "facho simpático" (isto não devia ser paradoxal para vocês?) , revelam curiosidade em relação ao nome deste blog e classificam-me outra vez como nostálgico do passado. quanto ao nome, hei-de esclarecer. Quanto ao resto, entendamo-nos: eu, se é que sou alguma coisa, é Conservador. Gosto sobretudo do que há HOJE, e desconfio do que pode haver amanhã. Daí a resistência à mudança. O "ontem" serve como lição ou história ou sentido - mas não é para ser vivido. E já agora, parabéns pelo blogue, que tem humor e paixão na dose certa. E não, não vou dizer que são "comunas atenciosos". Abraços.
MONDAY NIGHT IS PIZZA NIGHT ...com saídas tardias do trabalho e os Sopranos ali à espera...
DESISTAM A cruzada moralista encetada pelas várias Mães que agoram proliferam pelo país é uma causa perdida. Elas já deviam saber que as mulheres que querem expulsar são, felizmente, mais que as mães.
PÁREM AS MÁQUINAS Isto de trabalhar em redacções tem de vez em quando alguma piada. Por exemplo, a comoção que se viveu hoje quando começou a circular a notícia da prisão preventiva de Fátima Felgueiras. Que a senhora não é flor que se cheire, já há muito que se sabia. A demora é que espanta - pelo amor de Deus, uma mulher que tem o mesmo apelido da terra em que é eleita presidente da Câmara ? Se isto não levanta suspeitas, então o que é que levanta ?
BREVE ESCLARECIMENTO Esclarece-se a interessada audiência que assistiu à primeira emissão do programa "Rosa Choque" que o som não-síncrono que fez com que as palavras de Teresa Guilherme saissem com a voz de Cláudio Ramos NÃO era uma piada.