segunda-feira, maio 12, 2003

POST SÓ PARA QUEM GOSTA DE BOLA A propósito de um post (UM POUCO DE BOLA) em que insinuava aos gritos a supremacia do futebol inglês, o excelente Maradona honrou-me com o seguinte mail:

"Não podia discordar mais. O futebol inglês, apesar de mais emotivo que o italiano, sofre de uma irredutivel falta de qualidade técnica, aquilo que importa, no fundo, no fundo. À excepção do Manchester, do Arsenal e de uns pretos das ex-colonias espalhados pelo Liverpool ou pelo Leeds, tudo o resto resume-se a carrinhos, centros para a área e ressaltos no meio campo.
Os ingleses, bem vistas as coisas, nunca cortaram o cordão umbilical entre o rugbi e o futebol. Valorizam a entrega, o trabalho, a simplicidade "de processos".
O futebol do Real Madrid, indiscutivelmente a unica coisa que interessa neste momento, à parte o Henry e as tabelinhas do Bergkamp (o segundo jogador mais inteligente do mundo), é complexo, intrincado, e, mais importante que marcar golo ou ganhar a partida, o que lhes interessa é mesmo manter a bola dentro de campo.
Não sei como justificar o Manchester sem ser com a excepção à regra, mas, de tudo o que de bom veio da Grã Bretanha em matéria de futebol, nenhuma tem a ver com caracteristicas que o Boavista tambem não valorize. O resto, como o Arsenal, é importado!
Quanto ao mais, concordo plenamente: as actuais equipas italianas, caceteiros juventinos á cabeça (o jogo em Barcelona foi um escandalo), deveriam ser martirizadas, a bem do futebol! "

Bom, vamos lá ver: o futebol "britânico" não é coisa bonita - ninguém morre de amores em ver um jogo do campeonato galês ou escocês, onde predomina a estética "aí-vai-disto". Vale pelo entusiasmo e pelo respeito do público ao jogo (sim, haverá sempre hooligans, mas esses até os tem o Real Madrid). O futebol inglês, pelo seu lado, já não é assim. Aprenderam. Têm dinheiro (alguns). Têm educação. Têm tradição. Querem ganhar. Basta pensar no que sofreram as Taças Europeias com o afastamento das equipas inglesas (que eram então bastante menos europeizadas). E quando voltaram , foi o que se viu - há sempre uma até aos quartos-de-final, pelo menos.
O futebol inglês mudou, não só pela importação (só Deus sabe o que me custa ver o Arsenal na mão dos franceses) mas pela compreensão. Têm o melhor dos dois mundos - entusiasmo e, sim, técnica. Claro que há jogos mauzinhos, mas troco qualquer um desses por um jogo com o Boavista. Mas o melhor será mesmo ver a final da FA Cup, já no dia 14 (se não me engano), entre o Arsenal e o Southampton, que a semana passada perdeu 1-6...com o Arsenal. Veja-se a atitude das equipas...e depois falamos.
Quanto ao resto, de acordo. Mas o Bergkamp é ainda o mais inteligente jogador do mundo (e com melhor aspecto). E obrigado, Maradona!


Sem comentários: