quinta-feira, fevereiro 22, 2007

NODDY E RUCA: O MISTÉRIO A não perder, a magnífica exegese do Tiago aos populares Noddy e Ruca. Quem tem petizes, como eu, sabe bem o que isso significa. Para os outros, fica desvendado o mistério que levou a que milhares de criancinhas andassem pelas ruas com gorros vermelhos com guizos no topo.
Eu, que estou a ficar velho («I shall wear the bottom of my trousers rolled», Prufrock de trazer por casa) ainda me lembro das primeiras animações do Noddy, assim uma espécie de sofisticada e móvel plasticina. Mas compreendo que os meus filhos delirem com as CGI do boneco, embora não compreenda o raio da tradução da canção original: "Abram alas para o Noddy" como versão para «Make way for Noddy» («Aí vem o Noddy», ou «Lá vem o Noddy», por aí) é uma solução métrica maléfica, saída da mente perversa de um Tiago Bettencourt dos Toranja ou de um letrista ex-punk. Mas isso nem sequer é o mais assustador: o Ruca é que é. O Ruca. Porque é que a criança é careca, meu Deus? Quimoterapia ? Opção estética dos pais ? Deixo a pergunta. Os meus filhos precisam de uma resposta, e eu também.

3 comentários:

Rita disse...

Também me interrogo sobre a careca do Ruca.... Mas acho que as crianças não! Aliás, os meus sobrinhos adoram o Ruca e nunca dei que eles questionassem a sua falta de cabelo.... Já serviu até para baptizar um cão, de pêlo curto e cor camelo, porque uma criança de 4 anos o achou parecido com o Ruca!..... :-)

Nuno Miguel Guedes disse...

Os meus filhos também, claro.Os mais novos. E nem sequer discutem a aparencia do rapazinho. Sou eu que quando estou com eles a ver o Ruca me ponho a pensar... Enfim, só uma gracinha. Mas lá que não percebo, lá isso...

Marco Marques disse...

a calvicie do ruca possivelmente tem por objectivo o evitar descriminações entre a miudagem
todos sabemos como os miudos são terriveis a apontar os defeitos dos outros, no entanto se um dos seu herois tiver um desses "defeitos" a coisa passa facilmente á normalidade
ou seja,a calvicie do ruca pretende dar a conhecer á miudagem que existem mtos deles que por uma ou outra razão são diferentes, neste caso não tem cabelo
muita gente acha esse permenor meio descabido, mas decerto que um pequeno espectador no ruca dificilmente irá fazer comentarios +- parvos ou ficar espantado a olhar para uma criança que esteja a fazer quimioterapia ou simplesmente tenha alopecia, coisas que ja vi acontecerem com adultos.
e sim, o caso do ruca seria hipoteticamente este ultimo, para quem não sabe existe muita gente com esse problema, adultos mas tb crianças