sábado, abril 14, 2007

«I have heard among this clan you are called the forgotten man»

Parece que não, felizmente. Por isso só me resta agradecer a todos os que de uma maneira ou de outra têm acompanhado o Tradução Simultânea. Assim, com links virtuais e reais, obrigado à Carla (dois Hugh Lauries, não sou digno!), à Darcy e à Rita (que bom falar convosco!),ao excelente Rogério «25-quid-on-Milan-against-all-odds» Casanova, ao andarilho menino mau, ao mike (elogios manifestamente exagerados, que agradeço), à Laura, cúmplice maravilhosa e ao civilizadíssimo como poucos Luís Serpa (pode ser um Manhattan, Luís? O Cohen vem a caminho). Há sempre espaço para novos amigos. Para já, e em fim de festa, dedico-vos esta dramática e divertida revisão de Cole Porter. O que resiste ao tempo só se torna melhor.

sexta-feira, abril 13, 2007

BAR ABERTO:O TRADUÇÃO SIMULTANEA FAZ HOJE QUATRO ANOS


(Spike Jones and the City Slickers, featuring Mel "Bugs Bunny" Blanc)

quinta-feira, abril 12, 2007

«The clue's in the name, for fuck sake!»

O grande Al Murray explica que «Great Britain» se define apenas com uma palavra: 'great'. No processo, destrói os Estados Unidos. All hail the beer and the pub landlord!
MAIS UM POST COMO ESTE E EU FECHO ISTO, QUE NÃO ESTOU AQUI A FAZER NADA

«Breve maltratado das coisas que não existem [1]
Desconfio sempre de quem usa a palavra "misógino". Tanta coisa para falar de alguém que apenas sofre da doença da discrição.» Aqui.
AND LIKE ONE WHO DOESN'T WANT THE THING...

Hoje alguém, num concurso masoquista para a melhor música otovérmica, me atormentou com o infame Camouflage. Resisti enquanto pude, lembrando que Stan Ridgway foi a alma deste grande grupo, éfemero na medida certa. Os Wall Of Voodoo, numa grande canção.

quarta-feira, abril 11, 2007

ROBBIE FOWLER DEMONSTRA,AO CELEBRAR UM GOLO, O SEGREDO DA EXCELÊNCIA INGLESA


Na verdade trata-se da infame celebração de Fowler, depois dos boatos de que o jogador consumia cocaína. Respondido com classe e raiva, e em frente à turba do Everton.

terça-feira, abril 10, 2007

E DE REPENTE O FUTEBOL INGLÊS É O MELHOR DO MUNDO* Três clubes três nas meias finais da Champions (a menos que haja uma catástrofe com o Liverpool). Sete a um contra um clube italiano. Mourinho a dizer que só sai do campeonato inglês quando não o quiserem (já podes vir ver connosco os jogos ao Pump House, pá). E ainda há a UEFA. E o prazer indizível de ter escrito isto tudo.

*para os iluminados com um atraso de alguns aninhos...
Anos 90? Tarantino?

Não! 1960, The Shadows. Apache, e aquela guitarrinha de Hank Marvin...
AFORISMOS DO EMPIRISTA, vol.1:«A língua chic de Portugal é o português».
NADA COMO UM CÉPTICO PELA MANHÃ

Angelus Novus, Paul von Klee

«Há um quadro de Klee chamado Angelus Novus. Representa um anjo que parece a ponto de afastar-se para longe daquilo que está a olhar fixamente. Os seus olhos estão arregalados, a sua boca aberta, as suas asas estendidas. O anjo da história deve ter este aspecto.O seu rosto está voltado para o passado. Onde diante de nós aparece um encadeamento de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que vai empilhando incessantemente escombros sobre escombros, lançando-os diante dos seus pés. O anjo bem gostaria de se deter, despertar os mortos e recompor o que foi feito em pedaços. Mas uma tempestade sopra do Paraíso e prende-se nas suas asas com tal força, que o anjo já não as pode fechar. A tempestade irresistivelmente o impele ao futuro, para o qual ele dá as costas, enquanto o monte de escombros cresce até o céu diante dele. O que chamamos de Progresso é esta tempestade.»

O Anjo, Walter Benjamin

segunda-feira, abril 09, 2007

MY KIND OF HOLIDAY
AQUI VOS LEGO Para quem está cansado das repetições televisivas de Quo Vadis?, este extraordinário momento.

(via Terapia Metatísica)

domingo, abril 08, 2007


Erroll Garner foi e é um dos grandes pianistas jazz. Autor de um dos mais conhecidos standards - Misty -, Garner foi um autodidacta, que não sabia ler uma pauta. Mas como músico foi dos mais criativos e com um estilo pessoal marcadíssimo: a mão esquerda que fazia os acordes da melodia como uma guitarra rítmica e a direita a fazer as frases com um ligeiro atraso no tempo. Esta versão do supino All The Things You Are, de Jerome Kern - uma melodia complexa e que contém a mais milagrosa transição do B para o A - é um excelente exemplo. Enlevo puro, digo eu.
FALAR BEM DA VIZINHANÇA: Muito bom.



UMA DESGRAÇA NUNCA VEM SÓ:VEM AOS PARES Agradeço a atenção para a programação de todo o mês e especialmente para a noite de 12 de Abril. Ah pois é.´

MANIFESTO ANTI-ECOLÓGICO

«The trees, those useless tress, they never said that you were leaving».
HOJE É DIA DE FESTA.MUDANÇA DRAMÁTICA DE AMBIENTE.
`
O extraordinário Spike Jones e a sua delirante orquestra. Um maravilhoso sentido do absurdo, cartoonesco (um dia ponho aqui a sua colaboração com o grande Mel 'What's up Doc?' Blanc - e músicos virtuosos a destruirem alegremente todos os temas que tinham algum sucesso nesses dias. Divirtam-se.

A DIGNIDADE DA ALMA E VAIDADE DA VIDA

Quem pudesse mostrar o que tem na alma


Pera desenganar em tudo a vida!


Mas não sinto ninguém que trate da alma


E todos a esperança põem na vida.



O Céu é o verdadeiro lugar da alma,


E à terra basta dar-lhe o corpo e a vida,


Pois não podem ter fim os males da alma,


E passam, como sombra, os bens da vida.



Se queremos saber o preço da alma,


Vejamos que pôs Deus por ela a vida,


E viveremos n'Ele, Ele em nossa alma.



O mundo é sonho vão que enlêa a vida.


Quem nele está melhor, tem pior alma,


E quem o desprezou tem alma e vida.



Sonetos, Frei Agostinho da Cruz


Cristo Ressuscitado, Álvaro Pires de Évora, c. 1430