sábado, julho 05, 2003

VERDADE DU JOUR, VERSÃO SPORTSWEAR Leio no Hipatia algo parecido a: "Abro o baú", encontro números da "defunta mas não esquecida revista Kapa", as "conversas de ir ao Bip"...Como antigo editor, membro fundador e afundador da dita revista, ainda me faz confusão que alguém vá ao "baú" buscá-la, nostalgicamente. Mas de repente, enquanto tomava o pequeno-almoço, um adolescente entra no café com uma T-Shirt que grita "The older I get the better I was". Não concordo, mas apeteceu-me executar o imberbe, sumariamente.

quinta-feira, julho 03, 2003

NIGHTHAWKS Esta recente revisitação da pintura de Hopper que chegou a vários blogues (o Critico e o Aviz) deu-me muito prazer. E voltei a redescobrir a poesia que , literalmente, me deu a conhecer Hopper. O livro chama-se «Uma Exposição», foi editado em 1980 e conta com poemas de João Miguel Fernandes Jorge (um dos meus poetas portugueses favoritos), Joaquim Manuel Magalhães e fotografias de Jorge Molder. O tema comum são as imagens de Hopper, e o que elas nos devolvem. Deixo aqui um dos poemas, de JMFJ. Leiam-no e, se quiserem, vejam.

Sentado à mesa do café
esmaga a casaca do limão
tribulação dos dedos
no frio outubro.

Que tempo mal prestado.

Ao lado,
bebem café com canela.
Perto,
viu a sua tristeza.

quarta-feira, julho 02, 2003

A CANTIGA É UMA ARMA O Ricardo Pinto, do Hipatia complementa gentilmente o meu post anterior sobre a "mini-revoloução" dos Good Charlotte com o "Common People", dos Pulp. Tem razão, mas na história da pop, os antepassados perdem-se no tempo. A pop e o rock são por definição músicas juvenis e portanto proto-revolucionárias. A sua beleza está na sua efemeridade e na variedade dessas revoluções - contra o sistema, como o punk; contra a alma , como os Joy Division;contra o próprio rock, como os The Fall; contra o feio, como os Durrutti Column; contra Thatcher, como o Ghost Town, dos Specials; contra a vulgaridade das letras, como os Smiths; contra...As canções são o instrumento mais eficaz para um golpe de Estado ou de teatro.
Aproveito também para convidar-vos a visitar o blog: bonito, literato e com um culto desmedido - e justíssimo - a um dos filmes mais bonitos dos últimos dez anos: "In The Mood For Love", de Wong-Kar Wai. E Ricardo, o Brideshead não é decadência bela - é o apogeu da civilização, tal como ela deveria ser para sempre. A partir daí, correu tudo mal. Mas eu sou um conservador e anglófilo, como a SBL te poderá esclarecer...
SER CONSERVADOR O Miguel fez outra vez o favor de explicar limpidamente o que muita gente me pergunta (e a outros, e a outros...): o que é isso de ser conservador. Sem entrar em remissões literárias, aconselho a quem esteja interessado nesta questão que leia o seu texto; verá que está muito preso à vida. É por estas e por outras que para mim não é insulto nenhum quando me chamam "acólito do MEC". I wish...

terça-feira, julho 01, 2003

E AGORA, UM BREVE INTERVALO Foda-se, que este gajo é bom!

segunda-feira, junho 30, 2003

REVOLUÇÃO ! De vez em quando aparecem estes pequenos revolucionários rock, que me encantam com a sua ingenuidade e sinceridade. Como os Good Charlotte, que, cada vez que os oiço, não consigo resistir a trautear com eles o refrão de Lifestyles of The Rich And Famous:

Lifestyles
of the rich and the famous
always complainin', always complainin'
If money is such a problem
Well they got mansions
Think we should rob'em

O tempo devolverá a verdade a esta revolução, efémera como um single. As únicas em que acredito, em que me comprazo, de que tenho saudades.
FALHAR Gostei muitíssimo do elogio ao fracasso que o Pedro Lomba escreveu no seu blogue. A vida é, por definição, um fracasso. É o "try again.Fail again.Fail better" do Beckett. Para alguns, como eu, há uma mínima esperança de Redenção maior, que não faço nada por merecer. Acredito que a mais sublime e verdadeira das capacidades humanas é a da sua Danação, mas luto contra isso. E apesar de cristão e mau Católico, gosto de lembrar a frase de Sénancour:«Se vimos do pó e para o pó vamos voltar, façamos entretanto que isso seja uma injustiça».
A SÉRIO ? Alguém aqui ao meu lado diz que não consegue dar a notícia de que Nelo Vingada vai para o Real Madrid, porque parece uma piada. E tem razão: «Carlos Queiroz e Nelo Vingada no Real Madrid »; «Manuel José e Professor Neca no Manchester United ». Há coisas que uma pessoa devia ser dispensado de fazer.
WHAT'S IN A NAME Como toda a gente, vi-me obrigado a comprar o Expresso para ler a entrevista de Paulo Querido ao excelente pipi. Claro que se queria mais, muito mais, mas o competente jornalista nada pôde fazer contra o desejo de anonimato do vate 69. Ainda bem.
O que me leva a outra questão (ou talvez não). O apelido do Paulo veio confirmar «na vida real» o que eu pensava que só acontecia nas séries de humor inglesas. Na quarta e última série de Blackadder, passada durante a I Guerra Mundial, havia um personagem que se chamava Capitão Darling. O efeito cómico era irresistivel: bastava Rowan Atkinson cumprimentá-lo com um "Hello, Darling" para a coisa funcionar. Imaginemos agora a redacção do Expresso: «Precisava de uma artigalhada sobre os blogues para amanhã, Querido". Ou o director: "Aqui o Querido ofereceu-se para fazer uma reportagem infiltrada no Hamas. Não foi, Querido ? Boa sorte, Querido!". Adoro quando a vida imita a arte.
SHE'S BAACK...É com muita alegria que voltei a ler aquela que é provavelmente a única lacaniana que admiro, respeito e invejo. Estou a falar da psicossomática Susana, que regressou a estas lides. Os dias já estão melhores. Qu'est-ce que la femme veut ? Elle veut ça.
ESTE PAÍS QUE EU AMO Lisboa. Gay Parade em marcha. Manifestantes:«No que toca aos genitais, somos ultra-liberais!». Taxista: «Vão trabalhar!».

domingo, junho 29, 2003

NÃO CONSIGO VIVER SEM ACENTOS: Olá, já cá está, conferência, transpôr