quarta-feira, fevereiro 02, 2005

SÓ PODEM ESTAR A BRINCAR

O problema é sério.O cartaz não. Confessem:qual dos quatro fez a campanha?

terça-feira, fevereiro 01, 2005

UM DOS DIAS EM QUE ME ENCONTRAM COM AS ARMAS DE PORTUGAL AO PEITO

1 de Fevereiro de 1908.1 de Fevereiro de 2005. Viva a Monarquia.
THE END OF THE AFFAIR Vejo com agrado que a gripe do meu excelente amigo MacGuffin proporcionou-lhe a descoberta do filme The End Of The Affair. Também eu acho o filme correctíssimo, de um classicismo sem mácula - nada no género de Jordan, mas nem por isso menor por conter essas características. Mesmo as adaptações ao romance - que é seguido com uma precisão minuciosa, ao nível da vírgula nos diálogos - são as que deveriam ser feitas, porque um livro não é - oh descoberta! - um filme. Para um velho Greeniano como eu - que conhece esse livro de cor e até assina este blogue com o nome de uma personagem de Greene - a constatação de que o Carlos gostou e analisou correctamente o filme só vem confirmar as afinidades que lhe conhecia. Mas permito-me discordar de uma sua afirmação: o triângulo amoroso não é entre marido-sarah-amante.É mais dificil, sublime e a razão de ser de todo o "diário de ódio" que é The End Of The affair. O triângulo é entre Sarah - o amante - e Deus. É essa impotência, esse ciume impossivel que carrega todo o livro.E todo o filme.



MAS NEM TUDO SÃO MÁS NOTÍCIAS Por exemplo: a melhor tenista dos últimos 10 anos,Martina Hingis,vai voltar a jogar.

EU SEI: O TEMPO ERRADO NO LUGAR ERRADO Ou pelo menos é o que penso de mim quando leio episódios como este:

«[sobre F.H.Bradley, um dos grandes teóricos do "idealismo britânico" do príncipio do ´seculo XX, muito em voga em Oxford]And he did not think philosophy had anything to contribute to pratical life or political reform. He lived a fairly reclusive life in Oxford, never teaching, but occasionally coming out at night to shoot cats in college precincts».

Michael Oakeshott - An Introduction ,Paul Franco
FELIZMENTE AINDA HÁ QUEM NÃO NOS DEIXE INDIFERENTE Como por exemplo o deleuziano à tabela José Gil: vou na página 23 do seu Portugal, Hoje - O Medo De Existir e já me irritei 23 vezes.