terça-feira, outubro 21, 2003

AMANHÃ É dia de O Meu Pipi. O lançamento é às nove horas, no Maxime de Lisboa (pr.da Alegria), e este vosso criado foi desafiado a apresentar o opúsculo, talvez a maior piada que o autor fez até hoje. Apareçam - embora tenha a certeza que meia blogosfera irá lá estar. Isso, para citar o autor de eleição do sector esclarecido destas vidas, é o «óbvio ululante».
ALGUMAS NOTAS DO BRASIL

* REALITY SHOW Estou na esplanada de um restaurante, em plena Avenida Atlântica, Copacabana. Desde que aqui estou já vi exibições de capoeira, vendedores de pareos com o desenho do «Calçadão» e um negro vestido com o equipamento da selecção braileira que faz habilidades com uma bola enquanto apita e canta. A sobrevivência, neste país, é mais uma forma de entretenimento.


*JÁ REPARARAM QUE ...No cruzamento da Joaquim Nabuco com a Vieira de Souto, encontro o sinal:«Atenção: alto índice de acidentes». O que se deve fazer perante isto? Agradecer por partilharem connosco a informação ? Atravessar a rua de costas e de olhos fechados nas outras zonas em que, supostamente, têm «baixo índice de acidentes»? Agora sei onde Santana Lopes foi buscar as suas ideias de outdoors.


*GAROTAS DE IPANEMA Almoço no Garota de Ipanema, antigo Veloso, onde Vinicius e António Carlos Jobim vislumbraram a moça da canção (na verdade lançavam-lhe piropos sentidos todos os dias). Da antiga atmosfera boémia, nada. De garotas, também não. Mas de repente entram quatro raparigas. Uma delas ostenta uma mini t-shirt com os dizeres Academia Sempre Em Forma Percebo. Tem esse direito.as amigas também. Aproveitando uma frase que vi numa sitcom, parecem quatro anjos que caíram do céu agarrados a um poste de metal.


*E ESTAVA BEM DISPOSTO,JURO Vejo passar, sob um calor imenso, um jovem de cabelos compridos, tronco nú, musculado. Emana um insustentável odor a saúde. E tem o corpo tatuado com frases profundas como "Rebel Yell" e animais simbólicos barrocos. Contrariando o céu que grita de azul, penso que este sujeito irá ser, um dia, a anedota da sala de autópsias.
NÃO SE PODE CONFIAR EM NINGUÉM Vai um homem dar uma voltinha ao hemisfério sul e quando regressa vê um partido político a afundar-se, um líder com extraordinárias declarações e - a única boa notícia - uma filha de amigos que acaba de nascer. Olá Rosa!