sexta-feira, janeiro 14, 2005

«I'M GLAD I'M NOT YOUNG ANYMORE» A felicidade indizível de conseguir ler aos 40 o livro que queria ler aos 20 mas não consegui: Reasons and Persons, de Derek Parfitt (e mesmo assim devagarinho, e mesmo assim devagarinho...)
'PERA AÍ QUE JÁ FALAMOS A fugir ? Os ingleses a fugir ? Na bola ou socialmente ? E num texto tão, tão bom... Amanhã conversamos, rapaz. E dou-te 24 horas para te preparares.
COISAS QUE NOS FICAM (é o que dá estar a trabalhar sobre canções dos anos 80...)


Existence, well what does it matter?
I exist in the best terms I can.
The past is now part of my future,
The present is well out of hand.


Ian Curtis/Joy Division
BREVE RESPOSTA CRÍPTICA MAS COM DESTINATÁRIO EXPLÍCITO Quem me dera poder aceitá-lo.Quem me dera.
MAIS UMA PALAVRA DO NOSSO PATROCINADOR É impressão minha, ou da hora, ou do estado, mas já me resignei ao meu destino ? Há dias voltei a excitar-me; mas a céptica utopia que mantinha está cada vez mais distante, e felizmente não só por minha culpa. O meu problema, partilho-o com o país: falta de alternativas.

quinta-feira, janeiro 13, 2005

LAMENTO RESIGNADO DO QUOTIDIANO E poder viver num tempo em que o roubo de um telemóvel não equivalesse a uma amputação de personalidade, uma angústia essencial.

quarta-feira, janeiro 12, 2005

BOA NOVA Enquanto não arranjo nada substancial para escrever aqui vou lendo os outros, o que muito prazer me tem dado. Um dos blogues com que tenho ganho mais tempo é o soberbo Terra da Alegria. É um blogue católico e colectivo, interessante para quem (como eu) partilhe da mesma confissão ou não. Existem discussões brilhantes - Deus e o tsunami é uma delas - e os textos dão sempre a possibilidade de questionar, sinal de quem sabe que a fé é feita de dúvidas e não de certezas. A esse respeito, veja-se os textos de Miguel Marujo sobre o divórcio (De como ninguém deve ser obrigado a viver no inferno) e de Fernando Macedo sobre a confissão (Mais de confissão). Blogues como este- ou este - dão razão a Oakeshott quando defendia que a religião é o que há de mais prático para a vida quotidiana.

terça-feira, janeiro 11, 2005

FIRST THINGS FIRST. E por isso quero agradecer ao Francisco e ao Nuno a atenção generosa que me deram ao colocarem o Tradução na sua lista de preferências de 2004. O atraso não limita a gratidão.
BOM, ENTÃO SENDO ASSIM...vamos lá alimentar este «bicho» outra vez com mais inanidades sortidas e, com sorte, uma ou outra coisa que faça vagamente sentido. Uma extraordinária «preguiça transcendental» deitou-me abaixo nos primeiros dias de 2005.Não é defeito, iludo-me, é traço de personalidade.